Nintendo a empresa mais inovadora do mundo dos games #11
A Nintendo é uma das empresas mais icônicas da indústria dos videogames, conhecida pela sua criatividade e inovações, tendo sido fundada em 1889, no Japão, como uma fabricante de cartas de baralho. Ao longo dos anos, a empresa se expandiu para outros mercados, incluindo brinquedos e jogos eletrônicos. Mas foi a partir da década de 1980 que a Nintendo se tornou sinônimo de videogames.
Em 1983, a empresa lançou o Famicom (Family Computer), um console de videogame que se tornou um enorme sucesso no Japão. Dois anos depois, a Nintendo lançou o console nos Estados Unidos, rebatizado como Nintendo Entertainment System (NES). O NES foi um grande sucesso nos EUA, em parte graças a jogos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid.
Para ver produtos incríveis inspirados na Nintendo <<<CLIQUE AQUI>>>
A Big N se destacou pela sua criatividade nos jogos, criando personagens icônicos como Mario e Link (do jogo Zelda), e inovando com novas mecânicas de jogabilidade, como o jogo de plataforma side-scrolling de Super Mario Bros. Além disso, a empresa investiu em acessórios para o console, como o Power Glove e o Zapper, que permitiam uma interação mais imersiva com os jogos.
A empresa também enfrentou uma grande rivalidade com a Sega nos anos 80 e 90, que se intensificou com o lançamento do Sega Genesis em 1989. A Sega tentou desafiar a liderança da Nintendo com campanhas publicitárias agressivas e jogos mais violentos e maduros, como Mortal Kombat. No entanto, a Nintendo se manteve forte, graças a seus personagens icônicos e a jogos inovadores como Super Mario World e The Legend of Zelda: A Link to the Past. No final dos anos 80 foi lançado o Game boy que revolucionou o mercado de dispositivos portáteis, no entanto, isso comentaremos melhor em outro artigo.
Nos anos 90, a Nintendo continuou a inovar, lançando o Super Nintendo Entertainment System (SNES) em 1990 e o Nintendo 64 em 1996. O SNES trouxe melhorias gráficas e de som em relação ao NES, além de jogos clássicos como Donkey Kong Country e Super Mario World 2: Yoshi's Island. Já o Nintendo 64 trouxe a primeira experiência de jogo em 3D (de verdade) com o lançamento de Super Mario 64, além de clássicos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e GoldenEye 007.
No entanto, a Nintendo enfrentou alguns desafios na transição para consoles mais recentes. O GameCube, lançado em 2001, não teve o mesmo sucesso comercial que seus antecessores, e a Nintendo teve que se adaptar para enfrentar a concorrência de empresas como a Sony e a Microsoft. A empresa encontrou sucesso com o lançamento do Wii em 2006, que inovou com um controle que reconhecia movimentos, abrindo novas possibilidades de jogabilidade. O Wii foi um enorme sucesso comercial, vendendo mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.
Mais recentemente, a Nintendo tem encontrado sucesso com o Nintendo Switch, um console híbrido que pode ser usado tanto como um console de mesa quanto como um console portátil. O Switch trouxe jogos populares como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey. Apesar de estar sempre inovando, nos seus últimos consoles, a empresa vem sendo alvo de criticas por não utilizar um hardware tão poderoso quanto os dos rivais, a Nintendo tem optado por priorizar a experiencia e a jogabilidade dos jogos acima dos gráficos, o que tem gerando ótimos resultados.
Outro aspecto interessante é que muitos gamers que possuem 2 consoles, geralmente optam por ter o Switch e algum dos concorrentes, o que tem servido para fortalecer as vendas, já que o console da Nintendo é muito diferente dos rivais, o que torna uma opção natural para quem quer ter 2 maquinas distintas para jogar. A empresa nipônica tem se mantido entre as grandes players dos consoles por merecimento, seus jogos tem um padrão de qualidade altíssimo, contrariando boa parte das desenvolvedoras atuais.
E você acha que Nintendo tem que manter seu padrão focando na jogabilidade e na experiencia da jogatina? Ou gostaria de ver algo mais próximo aos rivais que dedicam muito ao hardware?